segunda-feira, 23 de julho de 2007

Chicotadas da terra de Schumacher.

- Alonso e Massa mostraram que existe disputa de verdade na Fórmula 1 e protagonizaram o melhor duelo do ano até agora.

- Os dois fizeram uma corrida brilhante, mas o talento de Alonso fez diferença na hora "H".

- Massa mais uma vez se mostrou um batalhador e não vai entregar os pontos tão fácil, eu disse anteriormente que ele estava começando a sumir e pode até ser que continue andando atrás de Kimi, mas com certeza vai trabalhar muito para isso não acontecer.

- Apesar do resultado de Massa e Alonso, apenas o espanhol deu um salto que o coloca diretamente na briga ao título, está com apenas dois pontos de desvantagem, ou seja, nada.

- Kimi Raikkonen mostra que tem azar, mas fez besteira e ainda reafirmou sua condição de piloto que não poupa o equipamento, ou quando poupa não anda rápido.

- Ainda acredito que a Ferrari depende de problemas da Mclaren; com 11 e 18 pontos de desvantagem respectivamente, apenas com uma sequência grande de dobradinhas os pilotos da Ferrari irão conseguir encostar na Mclaren em condições normais de corrida.

- A rivalidade que surgiu entre Massa e Alonso na pista e fora dela deu um tom especial na corrida, trouxe de volta o elemento humano que estava apagado há muito tempo na categoria, e quem ganha muito com isso é o espetáculo.

- A partir desta etapa Lewis Hamilton vai sentir a verdadeira pressão de ter o bicampeão mundial como rival direto na disputa, e aí vamos ver do que é feito o inglês.

- Hamilton fez uma ultrapassagem em Fisichella que fez o torcedor brasileiro se perguntar por que Massa não fez o mesmo na corrida passada.

- Heidfeld fez e desfez na pista e ainda chegou à frente de Kubica; acredito que a BMW tem um grande carro à espera de um verdadeiro grande piloto. Eu apostaria em Jenson Button.

- Será que Rubens Barrichello não vai marcar nenhum ponto durante essa temporada?

- Já li que a corrida teve 85 pit-stpos, o que poderia ser um recorde na categoria.

domingo, 22 de julho de 2007

Por que um campeão é campeão.


Alonso reafirmou seu talento roubando a vitória de Felipe quando a chuva recomeçou. É isso que acontece com campeões. A sorte veio e seu talento fez o resto, mostrando que sabe pilotar melhor na chuva que Felipe Massa tirou a diferença e passou no braço, enquanto o brasileiro mostrou valentia e controle, mesmo que não tendo o mesmo talento na chuva.

Já coloco Alonso novamente como favorito ao título, já que os dois pontos que Hamilton tem de vantagem sobre ele não são praticamente nada, principalmente se tratando do bicampeão do mundo.


Felipe tinha a chance de dar a volta por cima mas novamente deixou a vitória escorregar das suas mãos. Poderia ter aumentado a vantagem depois do último pit stop mas na verdade diminuiu a vantagem. Raikkonen novamente voltou a namorar com o azar, apesar de nos perguntarmos por que sempre seus carros apresentam problema durante a prova.


Hamilton finalmente não marcou, começou o sábado com azar e na corrida fez das suas lambanças, mesmo assim mostrou que sabe ultrapassar muito bem.


O campeonato embolou nas duas primeiras posições e agora Alonso tem grandes chances de virar a mesa. A Ferrari ainda tem que contar com eventualidades da equipe inglesa, já que a diferença de pontos ainda é grande. Um tempero a mais foi a discussão entre Massa e Alonso, que se não é uma rivalidade taõ grande quanto o pessoal da Globo divulga já é claro que existe uma antipatia mútua entre os dois pilotos latinos. Pode pintar aí uma rivalidade que há tempos não se via na Fórmula 1. Falta Massa responder melhor na pista, já que hoje tomou um chocolate do espanhol.


Chicotadas na sequência.


Abraços!

sábado, 21 de julho de 2007

A primeira vez de um garoto.


Foi a vez de Lewis Hamilton encontrar o azar que já fez seus três concorrentes perderem valiosos pontos durante o campeonato. Confesso que esperava que alguma eventualidade acontecesse com o inglês mas mesmo assim as imagens do novato sendo colocado na ambulância de maca me fizeram lembrar de que se trata de um jovem de apenas 22 anos. Vulnerável e falível. E como esse tipo de sentimento nos força a repensar nas coisas, realizei novamente como Hamilton se comportou nesse campeonato. Rápido, não cometeu erros, e arrojado quase sempre. E ainda sempre muito simpático. Se o campeonato terminasse nada mais justo que ele fosse campeão.


Alonso mostra sempre que é um adversário que não perde desempenho. Briga cada treino e se o carro estiver rápido dificil algume lhe tirar da disputa. Felipe Massa continua em processo de fading e vai deixando o caminho cada vez mais limpo para Kimi Raikkonen, que soube mais uma vez tirar tudo do carro e cravou a pole com autoridade.


Chicotadinhas da classificação:


-Kimi vai começando a dar retorno e vai se colocando cada vez mais na disputa, com a chances de punição contra a Mclaren e o acidente de Hamilton o finlandês pode se tornar o favorito ao caneco.


-Felipe sentiu o baque da derrota na França, e com certeza já vê em Raikkonen seu carrasco dentro da esuderia italiana.


-Alonso vai fazer de tudo pra se aproveitar do acidente de Hamilton pra se aproximar do inglês na pontuação; vem briga pra cima de Raikkonen.


-De resto nenhuma surpresa: BMW continua como terceira força, a Renault continua com seus altos e baixos e Honda com seu baixos e mais baixos ainda.


-O estreante alemão Markus Winkelhock andou como um estreante deve andar, tomou 1,5 s de seu companheiro de equipe.


Abraços!

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Nada a declarar.

A falta de tempo e a falta de assunto me fizeram calar alguns dias aqui no blog. Depois da corrida de Silverstone a disputa dos pilots ficom em segundo plano já que o escândalo de espionagem industrial envolvendo a Mclaren e Ferrari dominou as machetes. E o que restou da disputa dos pilotos ficou focada àpenas Hamilton, Alonso e à ressurreição mágica de Kimi Raikkonen.

Depois de uma derrota acachapante na França e o azar da largada na Inglaterra o representante brasileiro na disputa foi jogado para a quarta colocação do mundial. E ainda vê seu companheiro de equipe passar por cima dele de modo categórico. Depois dos treinos de hoje parece que essa situação vai continuar. E ainda existe a chance do campeonato cair no colo do melhor piloto colocado da Ferrari, já que a Mclaren sofre sério risco de ser punida, assim como seus pilotos.

Acho que deu pra perceber o tom morno desse texto, e uma falta de ânimo também. Depois do acidente de quarta com o Airbus da Tam realmente qualquer motivo de animação se esvaiu. O caos instalado no país pós-FHC está atingindo seu pico. A violência cotidiana saiu dos parâmetros do que pode ser considerado hediondo para constituir uma loucura descabida e sem precedentes. Nada no país está funcionando, cada dia existe uma nova denúncia, o Pan foi um verdadeiro ralo de dinheiro, investimento em pesquisa virou algo distante, uma utopia; e ainda temos que assistir a bagunça do sistema de transporte aéreo. Morreram mais de 190, mas não é mais grave que tudo de ruim que está acontecendo, apenas foi mais impactante.

Se eu tentar esquecer de tudo isso um pouco e voltar pra Fórmula 1 não consigo deixar de ser parcial e esconder meu desapontamento com os resultados do brasileiro. Parece que foi murchando durante o ano, assim como murchou a esperança depois de anos de eleições diretas.

Tudo não passou de ilusão. Renato Russo já cantou "o Brasil é o país do futuro", com o ceticismo de quem parecia que sabia de tudo.

Abraços!

sábado, 14 de julho de 2007

Parabéns ao Rock!

Comemorando o dia internacional do Rock, 13 de Julho, com uma dia de atraso mas sem deixar passar em branco.

Abraços a todos.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

A diferença entre um carro muito rápido e o Mclaren F1

O rei dos testes Jeremy Clarkson mostrando como o Mclaren de rua era muito mais rápido que qualquer outro carro.

domingo, 8 de julho de 2007

As chibatadas do domingo.

E distribuo as chicotadas da corrida na Inglaterra:

- Raikkonen acordou no pior momento para Felipe Massa.

- Por que os companheiros dos brasileiros nos últimos anos são agraciados com a sorte? Até mesmo o rei dos pé-frios, Kimi Raikkonen, tá parecendo um cara sortudo.

- É sorte ou são os pilotos brasileiros que faltam em competência?

- Massa passou um montão de gente, fez uma bela corrida, mas Hamilton na última prova levou duas voltas para ultrapassar o mesmo Kubica, num circuito mais difícil de passar que o de Silverstone.

- Mesmo parecendo sortudo Raikkonen deu um show de ritmo de corrida, e pela segunda corrida saiu de trás para vencer.

- Hamilton também teve sorte, seu affair com o pódio não vai terminar tão cedo.

- Essas estratégias de uma parada quase nunca funcionam mais, principalmente em tempos de carros inquebráveis.

- As corridas depois do GP do Canadá melhoraram muito e ainda dá vontade de assistir, apesar do declínio do piloto brasileiro.

- Para mim, torcedor brasileiro, esse campeonato está cada vez com gosto mais amargo.

- Alguém vai explicar por que Kimi Raikkonen está andando tão melhor com a Ferrari e Felipe Massa já não tem o mesmo desempenho?

- Hamilton está cada vez mais perto de colocar as mãos na taça, e aí ano que vem vai ser mais difícil ainda para Alonso se o inglês for campeão, já que se o espanhol tinha algum privilégio em 2008 com um companheiro também campeão as coisas vão ser de igual para igual.

- Um fato que passou um pouco despercebido, mas as brigas no meio do pelotão praticamente sumiram; onde estão os pilotos com sede de disputa?

- Se antes era o lance do "Robinho" agora o que é intragável é assistir Galvão e cia. secarem Lewis Hamilton em vários momentos no fim de semana.

Abraços!

E dá-lhe Finlândia!


Não é que Kimi Raikkonen agora é o piloto que mais vitórias tem no ano? Quem diria, o finlandês que vinha fazendo um campeonato insosso e foi até alvo de rumores de uma saída do time reagiu e passou à frente do mais brasileiro que nunca Felipe Massa. Lewis Hamilton fez uma corrida bem de acordo de como estava andando nos treinos livres, caiu da pole para a terceira posição.


Fernando Alonso mostrou que nunca está morto e passou seu companheiro nos boxes. E agora está na espera de que algo saia errado com seu companheiro. Vai ser assim, ele chega na frente umas, Hamilton outras e como a diferença é grande não existe milagre para Alonso.


Felipe Massa... cada vez mais se aproxima de Rubens Barrichello, fazendo uma temporada realmente estranha. Começou forte, cometeu erros, e agora volta a ter azar. Que coisa, tinha tudo para despontar no campeonato e deixou a peteca cair, de forma que está em quarto na classificação, mostrando que os pontos perdidos agora o colocam na lanterna da disputa.


Pode-se dizer que Raikkonen voltou com tudo e a Ferrari vai trabalhar duro para tentar aproximar Kimi de Lewis Hamilton, já que o finlandês passou Massa nos pontos e no número de vitórias. Não estou afirmando que o time já escolheu o número 1, mas já que pagam 30 milhões por ano pro finlandês e agora ele tá na frente, pra que complicar a situação?


Abraços!

sábado, 7 de julho de 2007

Eu, brasileiro, torcedor...

Seis motivos por que me entusiasmei com Felipe Massa:

1 - No final do ano passado ficou muito próximo à performance de Michael Schumacher
2 - Na quarta corrida já tinha 3 poles e 2 vitórias e nem tomou conhecimento do favoritismo de seu companheiro. E foi melhor que ele na maioria das corridas desse ano.
3 - Cometeu poquíssimos erros durante as corridas, coisa que pouca gente esperava.
4 - Foi relativamente bem em Mônaco.
5 - Demonstrou garra na disputa com Alonso na Espanha.
6 - Sabe como extrair tudo de uma volta rápida.

Seis motivos por que me desapontei com Felipe Massa:

1 - Perdeu 4 posições na Malásia e jogou fora um pódio no Canadá.
2 - Deveria estar com muito mais pontos que seu companheiro de equipe.
3 - Foi o único piloto até agora que saiu na pole e não ganhou esse ano.
4 - Foi ultrapassado na pista por seu companheiro de equipe e perdeu a liderança de uma prova. Quase um vexame.
5 - Ainda não saiu de uma posição atrás para conseguir uma vitória, e ganhou o estigma de que vence apenas quando sai na frente.
6 - Quando saiu da Espanha era franco favorito para o título, agora vai brigar pra chegar na frente de seu até então apagado companheiro.

E com vocês sua majestade Lewis I

Onde foi parar a vantagem da Ferrari? E onde foi parar a vantagem de Felipe sobre Kimi? Pole de Lewis Hamilton na última volta do treino, que durante a classificação parecia que não brigar pela primeira colocação. Incrível esse jovem inglês, além de caminhar para mais uma vitória também da o primeiro passo para abrir mais vantagem de Alonso e Massa. Raikkonen resolveu acordar de vez e não deu chance à Felipe durante toda as vezes que estiveram na pista em Silverstone, nos três treinos livres e na classificação.

A Mclaren realmente escondeu o jogo nos treinos, fazendo tempo muito acima da Ferrari, chegou hoje e assombrou o time italiano. Se esconderam mesmo ou tiraram coelho da cartola não dá pra saber.

Dentro da Ferrari a ascenção de Kimi continua e como não está longe de Massa vai querer descontar tudo que pode o mais rápido possível. Repito que passar Massa na pista e roubar a liderança do brasileiro na corrida valeu mais que os pontos conquistados. Recuperou um pouco da sua moral, e agora vem com tudo. E assim tudo vai tomando o rumo que todo mundo queria, o inglês revelação e novo astro continua na frente, o finlandês de salário "píbico" começa a dar retorno, o bicampeão continua bicampeão e o brasileiro... bem esse vai ficando pra trás, pra não fugir da escrita dos últimos representantes após 94.
Podem falar que não existe perseguição e que isso foi coisa da cabeça de Rubinho e Galvão, mas que Deus não é brasileiro, pelo menos na Fórmula 1 não é não.

Abraços!

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Silverstone preview 01.

Aproveito o vácuo antes do almoço pra comentar o 2º treino livre para GP da Inglaterra.
Para o delírio do site Planet-F1 Kimi Raikkonen terminou com melhor tempo, meio segundo mais rápido que Felipe Massa, com a Toyota de Ralf em terceiro. A página citada colocou que o finlandês "destruiu" a concorrência com o primeiro lugar; como já mencionei antes o P-F1 supervaloriza as conquistas de Raikkonen faz tempo, e dessa vez não foi diferente, imprimindo um aspecto competitivo num treino de acertos das equipes. Kimi Raikkonen mostrou que acordou no campeonato, nas últimas duas corridas demosntrou um desempenho parelho com o de Felipe Massa.

Não sei dizer se ele está mais à vontade com o carro ou deixaram o carro mais à vontade com ele, mas o fato é que o desempenho dos dois pilotos da Ferrari está similar e provavelmente serão esses que irão brigar pela pole amanhã. Estranho o modo como Raikkonen se levantou de uma corrida pra outra, enquanto Felipe numa corrida ganha não teve ritmo suficiente para segurar o finlandês atrás. Algo me diz que o que era bom pra Felipe não era bom para o Raikkonen, some a isso o salário do finlandês e temos um carro acertado para o gosto de quem?

Sobre a Mclaren não vou colocar que o time inglês está fora da disputa mas sua participação foi tão discreta nesse segundo treino que mesmo escondendo alguns décimos provavelmente ainda vai estar mais lenta que a Ferrari amanhã. E tome Hamilton na frente de Alonso, de novo, que vai mais uma vez suar a camisa para andar ao lado do inglês.

Abraços!

Tá caindo a ficha?

Parece que finalmente a realidade bateu na porta de Fernando Alonso, que já declara que não será o fim do mundo se não ganhar o título desse ano. Como eu já coloquei por aqui, na verdade Alonso se importa mais com o fato de ver sua posição de rei dessa geração ameaçada. Mas pela diferença de pontos que Hamilton tem sobre ele, com apenas mais 9 corridas pela frente e com a incrível regularidade do inglês Alonso que não é bobo já sabe que vai ser difícil virar a disputa. É díficil para Alonso engolir essa derrota para o novato. Ele já demonstrou em declarações controversas e mais ainda por erros e corridas irregulares que está um pouco desconcertado. Tenho certeza que o espanhol iria estar numa sitação menos complicada se sua derrota fosse para a Ferrari. Perder para o carro de outro time exclui Alonso da responsabilidade e sendo bem realista acho que se Alonso pereceber que não poderá vencer seu companheiro vai torcer para a Ferrari ganhar o título. Vai fazer de tudo para não acontecer isso, mas se tiver que perder que seja para os rivais, não para o colega do time.

Nos lados da Ferrari Kimi Raikkonen me parece já querendo assumir uma posição de protagonista, fazendo afirmações de uma forma mais "decretativa" saindo um pouco do seu jeito indiferente em demasia. Esse ano quem ganhou no domingo saiu com moral na segunda. Sobre Felipe continuo afirmando que já jogou fora pontos demais e se pretende virar o jogo vai ter que correr mais do que estava correndo e mesmo assim não depende apenas do seu desempenho, mas muito mais de uma eventualidade que tire muitos pontos de Hamilton. Ou seja, está quase fora, dado o desempenho da Mclaren e a regularidade do piloto inglês. Se continuar nesse sobe e desce já vai ser um grande feito se conseguir superar seu companheiro de equipe. E assim o drama brasileiro continua...

Abraços.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

O caso Stepney


O caso do engenheiro da Ferrari que repassou informações ganhou contornos mais sérios e realistas. Agora se sabe que essas informações caíram nas mãos de um funcionário da Mclaren chamado Mike Coughlan. Sendo que esses dois já trabalharam juntos em duas oportunidades no passado.


Existe a informação que foram encontrados documentos da Ferrari na casa de Coughlan, e a coisa começa a complicar bem aí. A Mclaren já havia divulgado que um de seus funcionários estava sendo investigado pela Ferrari, e agora além de uma ação criminal que já está em andamento na Itália a equipe italiana passou o caso também para a FIA. Os indícios apontam que a alegada sabotagem coincidiu com a queda da performance da Ferrari e pior ainda, que essas informações sigilosas da Ferrari que Nigel Stepney teria repassado a Coughlan na Mclaren datam do final de abril, justamente quando se viu um enorme ganho no desempenho da equipe inglesa, no começo de maio.


Tudo isso poderia levar a uma possível anulação do resultado do campeonato caso Hamilton ou Alonso sejam campeões. Não acho muito provável isso acontecer, mas essa história parece bem mais séria agora do que quando surgiram as primeiras suspeitas e se realmente for provado que a Mclaren se beneficiou dessas informações a coisa vai ficar bem feia e a Ferrari vai fazer de tudo para impugnar os resultados da equipe inglesa. Essa briga de gigantes ainda vai longe.


Será que 2007 vai ficar na história como uma temporada manchada pela maracutaia?

Abraços!
Publicado às 10:07 editado às 11:28

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Melhor do que falar é fazer.


Comentando um pouco atrasado sobre as declarações de Nelson Ângelo Piquet sobre Lewis Hamilton, já está ficando evidente que ele herdou a língua afiada do pai tricampeão. Claro que alguma coisa que ele disse faz o maior sentido, Hamilton estando no melhor time e sendo um bom piloto obviamente iria ter bons resultados. Mas ninguém pode negar que o fato do inglês superar Fernando Alonso constantemente é o que fez a fama de Hamilton mais do que seus oito pódios seguidos. Além disso ele já ganhou duas corridas e tem além de seu companheiro mais os dois pilotos da Ferrari como seus concorrentes. Não é pra qualquer um não.

Por isso acho que Nelsinho poderia ter ficado sem fazer esses comentários, na verdade pelo fato de ter perdido o campeonato da GP2 ano apassdo na sua segunda temporada ele nem deveria citar Hamilton em nenhum momento. Ele nunca correu de Fórmula 1, não tem como sustentar nada do que vier a falar e diminuir os feitos do seu rival que saiu vitorioso contra ele soou como inveja mesmo. Mesmo que ele estivesse certo, pra que se colocar nessa situação se ainda não compete com Hamilton e nem ele próprio sabe se vai se dar bem na Fórmula 1?

Seu pai era (é) boca dura, mas fez coisa demais na carreira, ganhou três títulos, correu contra Keke Rosberg, Niki Lauda, Alain Prost, Ayrton Senna, Nigel Mansell, tem seu nome na história da Fórmula 1 como um dos melhores pilotos de todos os tempos. Um cara desses tem cacife pra falar o que quiser. Seu filho por enquanto não.

Abraços!

domingo, 1 de julho de 2007

A bola na trave de Felipe.

Massa não teve ritmo para abrir de Raikkonen em toda a corrida. Não adianta alimentar mais nenhum tipo de conspiração ou suspeita. Pegou tráfego e perdeu tempo? Talvez. Não rendeu bem com pneus mais duros? Provavelmente. O fato é que Felipe mais uma vez jogou fora importantes pontos para o campeonato e mais relevante, perdeu a chance de selar de vez sua superioridade em relação à Kimi Raikkonen. Resta esperar para ver se Felipe volta a ser mais rápido que o finlandês ou se realmente Kimi acordou. Massa não pode deixar o desânimo tomar conta e deixar de colocar pressão no seu companheiro. Essa história do piloto barato superar o parceiro ilustre de salário milionário estava difícil de engolir dentro da Ferrari. Já disse anteriormente, longe de teorias de favorecimento existe a possibilidade do time italiano ficar mais contente com o retorno de seu super investimento no piloto nórdico. O brasileiro tinha uma chance esse ano, mas em 2008 pode ter certeza que as atencões serão voltadas ao Kimi. Afinal se a Ferrari confiasse totalmente em Felipe então por que pagou uma fortuna por um piloto que nunca foi campeão?

Vamos às chicotadas:

-Felipe foi o único piloto que saiu na pole e não ganhou a corrida esse ano. Duas vezes.

-Apesar da vitória Kimi Raikkonen ainda não consegue empolgar.

-Não vamos desmerecer o que Felipe fez esse ano até agora, mas perder a liderança dessa maneira pegou um pouquinho mal e pode abalar sua moral sim.

-Hamilton entrou no ritmo de coletar pontos. Se a Mclaren continuar atrás da Ferrari ele vai fazer isso até o fim do ano.

-Alonso pode ficar pra trás na disputa com Hamilton, deixando a briga entre o melhor da Ferrari e seu companheiro inglês. Acorda Felipe, já ta na hora de tomar o segundo lugar na disputa do título.

-Ah Rubinho... Fez o que fez na Stewart e deixou seu companheiro ganhar a única corrida do time; ano passado deixou a honra da primeira vitória da Honda para Button e esse ano andou melhor e não marcou ponto, já Button foi lá e beliscou o seu.

-Acidentes fazem bem à alguns pilotos, Hakkinen quase morreu para depois ser bicampeão, Schumacher quebrou a perna e voltou pra assombrar o circo e Kubica depois de voar pra cima do muro fez sua melhor corrida do ano.

-Não é a primeira vez que Massa culpa o tráfego, pelo jeito parece que apenas ele tem que ultrapassar retardatários.

-Mesmo com as costas detonadas Heidfeld comprova sua capacidade ao chegar em quinto lugar.

-Button e apenas Button fez o carro da Honda parecer melhor do que ele é. Na verdade menos ruim.

-Burti jogou uma praga encima de Raikkonen tão descaradamente que até deixou Cleber Machado um pouco constrangido.

-Falando em Luciano Burti, ele nem parece que já foi piloto de Fórmula 1, não faz comentários interessantes e sempre diz 0 que todo mundo sabe. Se cuida Burti, o Pizzonia parece que está desempregado...

-Massa fez juz à um ex-piloto de sua equipe, Rubens Barrichello; na bobeira entregou sua posição ao seu companheiro...

Abraços.

De bandeja.


Corrida com gosto amargo para os torcedores brasileiros. Depois da segunda parada Felipe Massa entregou uma corrida ganha à Kimi Raikkonen. Liderou a maior parte da corrida pra fazer uma segunda perna ruim e deixar o finlandês tomar a liderança nos boxes. Kimi deu mostras de uma consistência impressionante. Massa deixou claro que não se dá bem com os compostos mais duros, como aconteceu em Indianápolis, onde seu companheiro ameaçou seu terceiro lugar.


Hamilton finalmente ultrapassou alguém(Kubica) na pista e de forma mais que competente, já que a BMW não é um carro lento, garantiu mais um pódio e é de longe o piloto mais regular do ano. Alonso tentou a mesma coisa com Nick Heidfeld e não teve o mesmo sucesso. Será um sinal de que Hamilton vai se transformar no piloto mais completo da Fórmula 1?


Barrichello mais uma vez nadou e morreu na praia e mesmo andando melhor que Button por quase toda a temporada deixou as honras para seu companheiro marcar o primeiro ponto da Honda esse ano.


Agora já não me parece mesmo o ano de Massa, já errou duas vezes, perdeu a liderança mais duas vezes e está com míseros cinco pontos à frente Raikkonen, mesmo fazendo uma temporada bem mais expressiva que seu companheiro. Perdeu a chance de abater 4 pontos da vantagem de Hamilton no campeonato e iria ficar apenas 1 ponto atrás de Alonso, acabou ficando com 3. E ainda pode assistir ao ressurgimento de Kimi, que poderá roubar mais pontos dele no decorrer do campeonato. Simplesmente não era o resultado que os brasileiros esperavam.


Abraços.