quarta-feira, 18 de abril de 2007

Hamiltonmania?

Com o intervalo de três semanas até o próximo GP começou rápido a temporada de "Fala-fala-disse-disse" na Fórmula 1. Depois do forte desempenho nas três primeiras provas do ano, nomes como Frank Willams, Jackie Stewart e Martin Whitmarsh(Mclaren) colocam Lewis Hamilton como novo Deus das pistas. O chamam de "Super-Homem", de um piloto com as mesmas qualidades de Prost, Senna, Hakkinen e Alonso; possivelmente o futuro maior piloto de todos os tempos, ufa!
Well, uhh...
Bem, como ja foi comentado, Jaques Villeneuve teve um começo fulgurante na Fórmula 1, conquistando sua primeira vitória já na quarta corrida. Foi campeão, mas logicamente não entrou no rol dos inesquecíveis. Mas e o começo estrondoso?
Assim como Jaques e até Rosberg, Hamilton vem de um campeonato que não está tão distante do que é a fórmula 1; Os carros da fórmula Indy(na época) onde Vileneuve foi campeão e da GP2 têm desempenho altíssimo, como mostram os números do Bahrein, os pilotos da GP2 corriam "apenas" 10 segundos mais lentos que os carros de Fórmula 1. Sendo que em algum ponto do ano passado em algum fórum de língua estrangeira me lembro de um tópico dizendo que um carro de ponta da GP2 estava incrivelmente perto do desempenho dos lanternas da fórmula 1.
Ou seja, nesse casos, esses estreantes estão muito mais perto do desempenho dos veteranos do que acontecia com pilotos que saíam da Fórmula 3 ou 3000. Claro nada disso serve para diminuirmos os feitos alcançados por Lewis Hamilton, mas pelo carro que está guiando e com o retrospecto das primeiras corridas de Nico Rosberg e Jaques Villeneuve chamar o estreante britânico de próximo Schumacher soa como otimismo embriagado da imprensa britânica, de seus compatriotas e de membros de sua equipe.
Hold on lads, o menino é bom. Pode ser o melhor? Pode, mas vamos deixar ele chegar lá antes. Corrida é assim, termina só depois da bandeirada.

Nenhum comentário: