sexta-feira, 14 de setembro de 2007

A decisão da indecisão.

Após quase uma semana de vácuo aqui no blog volto no meio da ressaca da decisão da FIA sobre o caso de espionagem.

Ainda não consegui definir o que devo pensar sobre o episódio e o resultado. Se por um lado sou fã de equipes como Mclaren, Willams, Lotus e até Jordan algo errado aconteceu. Nunca imaginei que a segunda maior equipe da história da competição seria uma escuderia regida de forma ilícita, se assim posso colocar. Ron Dennis deu seu sangue pela equipe, elevou a Mclaren à posição de empresa vanguardista e de alta tecnologia, enquanto seus carros fizeram miséria na pista. E para coroar foi chefe de Ayrton Senna no seus três títulos.

Então será que realmente um personagem como Ron Dennis se curvaria à tentação de se apropriar de documentos da equipe rival e ainda com o intuito de levar vantagem no campeonato? Como já coloquei não entendo o que se passa de verdade no mundo da F1. O que vejo são os carros na pista, os tempos de volta na tela e algumas cenas que a tv mostra dos boxes de forma bem econômica. Sobre o caso minhas fontes são os sites especializados.

Dizem que a Mclaren teve posse desses documentos através de Mike Coughlan e Nigel Stepney. E todo o caso gira em torno se o resto da equipe sabia da posses desses dados e se fez uso dele no carro. Ora, não estamos falando de uma empresa de comércio ou indústria , mas sim de uma equipe de competição automotora, ou seja, tudo gira em torno dos carros e das corridas. Se houve troca de dados o objetivo final era ganhar corridas, seja deixando seu carro mais rápido, seja usando os dados da rival para levar vantagem em estratégias e afins.
Mas tudo foi tratado de forma distinta, e o resultado é uma multa de 100 milhões de dólares e perda de pontos do campeonato de construtores. Os piltos nada sofreram. Mantém sua pontuação e correm para disputarem o título mundial. E eu achava que eles faziam parte do time.

No fim das contas trataram a Mclaren como filho de papai milionário que matou o amante da sua esposa, foi preso mas depois liberado pelo delegado amigo do pai. Compraram sua liberdade, mas não sua inocência. Qual o sentido de se aplicar uma multa pesadíssima para a equipe enquanto os pilotos continuam com seus pontos e certamente um dos dois vai ser campeão do mundo, mesmo com a grande possibilidade de terem levado vantagem para conquistar esses pontos. E pra onde vai toda essa dinheirama? Boa pergunta essa... A entidade precisa de dinheiro? Ou foi ela que saiu lesada?

Por todos esses fatores fica difícil chegar à uma conclusão, Lewis Hamilton tem sido o melhor piloto do ano e seria injusto ele perder seus pontos, assim como Alonso vem provando seu valor tirando a diferença e entrando na posição de favorito. Mas seus carros não quebraram o ano todo, depois da quinta etapa ganharam velocidade e hoje nem em pistas rápidas são inferiores. Será que os dados da Ferrari ajudaram nisso? Bem a única certeza é que por U$ 100 milhões não se fala mais nisso.

E sinceramente, a Ferrari em 2008 que faça um carro menos irregular em pistas diferentes, que seja mais confiável e que seus piltos demonstrem o mesmo talento e garra da dupla Lewis/Fernando. Senão fica difícil mesmo ganhar na pista, assim, honestamente.

Abraços.

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