terça-feira, 21 de agosto de 2007

O Volks que era Ka.


O site do Uol juntamente com o Autoestrada publicaram fotos do que seria o Gol de quinta geração camuflado ainda em fase de testes.
Mas num olhar mais observador verifiquei que se tratava de um Ford Ka camuflado e não um Volkswagen. Se a VW estava usando um Ka de "mula" para desenvolver seu novo Gol fica difícil saber, ou se era mesmo um teste da Volks ou da Ford. Na matéria a informação era que o carro tinha placa do PR, onde a montadora alemã tem fábrica. Será então que publicaram a foto errada? Bem, de qualquer maneira alguma salada foi feita dessa reportagem. Poderia o jornalista ter verificado que se tratava de um Ka e informado isso no texto.


Erros em matérias automotivas na net e em revistas é uma coisa muito comum no Brasil. Não existe o cuidado necessário na hora de montar reportagens sobre carros, o que sempre resulta em erros grosseiros. A qualidade geral das nossas publicações automotivas (Quatro-Rodas, Carro, MotorShow, Autoesporte) anda muito baixa; os testes de carros mais parecem informativos publicitários sobre os carros, não se faz uma análisa qualitativa das características dos carros de forma crítica e profunda.


Se meu tempo permitir sempre que puder estarei colocando por aqui erros de sites, revistas e até programas de tv que falam de automóvel. Reconheço as dificuldades e a boa vontade dos profissionais da área, mas um pouco de capricho não faz mal a ninguém, faz?

Nenhum comentário: