segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Grande prêmio da China.


E Lewis Hamilton continua a fazer história. A cena do inglês não conseguindo contornar a curva para a entrada dos boxes e parando na brita lentamente foi talvez o momento mais dramático do ano. Se Hamilton não sair campeão no GP do Brasil esse episódio vai ser considerado decisivo na temporada 2007. Os minutos dramáticos que o inglês passou dentro do carro pedindo que o empurrassem, a hesitação dos auxiliares de pista, o desespero de Ron Dennis em frente às câmeras, tudo parecia uma cena escrita pelos melhores roteiristas de Hollywood para que o filme de 2007 tivesse um grande pico de suspense antes do clímax da última corrida do ano no Brasil.

Se houve uma corrida que Hamilton guiou como um estreante foi essa. Deveria ter lutado sim pela primeira colocação com Kimi Raikkonen, mas também deveria saber a hora de deixá-lo passar, poupar os pneus e tentar chegar à frente de Fernando Alonso. Se entrou rápido demais na curva dos boxes fica difícil afirmar, faltou cuidado e sobrou ímpeto. Talvez ele e a Mclaren tivessem embriagados com a possibilidade do inglês sair campeão depois da corrida, e assim tomados pela confiança excessiva que o desempenho superior do inglês em relação à Kimi Raikkonen trouxe, parecia que o título viria com uma vitória esmagadora sobre os rivais. Assim como o acidente de Alonso na corrida passada, demorou para Hamilton ser traído pela sua inexperiência. Tivesse Alonso no lugar de Hamilton, certamente deixaria Raikkonen passar, iria ao boxes, trocaria pneus e voaria para roubar a primeira posição na segunda parada, e se não houvesse necessidade, como não havia, teria chegado em segundo feliz e contente. E com uma taça na mão.

Falando em Fernando Alonso, fez a corrida dele, roubou a posição de Massa quando teve a oportunidade mas não conseguiu ter o mesmo ritmo do primeiro. Se tivesse vencido Alonso estaria novamente a dois pontos do líder. Poderia ter feito mais.

Já o vencedor Kimi Raikkonen fez uma corrida brilhante. Segurou sua posição na largada, abriu mais de 5 segundos do seu companheiro no mesmo carro e no momento certo foi pra cima de Lewis Hamilton. Continou sendo rápido e levou a corrida até o final com certa facilidade.

Esse desempenho de Raikkonen deixou mais explícito como Felipe Massa não tem mais o mesmo ritmo do finlandês com o carro da Ferrari. Massa fez uma corrida irregular, gastou demais seus pneus no início da prova, e mesmo com pneus pra seco não impediu Fernando Alonso de voltar à frente depois do pit stop.
Na verdade desde a vitória em Magny-Cours na França, Kimi Raikkonen foi o piloto que mais fez pontos no campeonato. E foram nove corridas desde a França até a China. Ganhou quatro vezes e fez oito pódios. É o piloto com mais vitórias esse ano. Se não tivesse tido um começo de campeonato insosso teria sido campeão com autoridade. E deu um banho em Felipe Massa nessa fase do campeonato, chegando à frente do brasileiro sete vezes em nove corridas.

Para a prova em São Paulo os três primeiros chegam separados por sete pontos sendo que Alonso está 4 atrás de Hamilton. É muita coisa pra descontar em apenas uma prova e tudo indica que Lewis Hamilton realmente vai ser campeão no seu ano de estréia. Mesmo assim chega em Interlagos com muito mais pressão do que teve até agora, sentiu que um pequeno erro pode colocar tudo a perder. Talvez seja o mais vunerável dos três.
Desfecho esse que vai ser dos mais eletrizantes.

Abraços e chicotadas na sequência.

Nenhum comentário: