sábado, 6 de outubro de 2007

A maneira como se cai é que diz quem você é...

Pole de Hamilton, Kimi Raikkonen em segundo, Massa em terceiro e Alonso em quarto. Essas são as duas primeiras filas para o GP da China. Pior para Alonso. Se Lewis Hamilton chegar à sua frente e se Raikkonen não descontar 7 pontos do inglês o espanhol vai entregar o número 1 do bico do seu carro ao seu companheiro. E pior para Massa que não consegue mais bater seu companheiro de equipe. Não vi o treino e não vou comentar mais do que o destaque para quinta posição de David Coulthard e a sexta de Ralf Schumacher. E ainda o belo desempenho da Toro Rosso, em décimo e décimo-primeiro no grid, à frente das Renault, Willams e de uma Toyota. Bom trabalho da equipe e dos pilotos.

Alonso declarou que desistiu do campeonato já que o título foi decidido quando resolveram não punir Lewis Hamilton.
Chegando à reta final dessa temporada podemos analisar todas as atitudes de Alonso durante o ano e chegar à conclusão que mesmo sendo um grande piloto não demonstrou respeito nenhum ao seu companheiro de equipe e rival ao título. Com Felipe Massa teve suas farpas, mas foi com Lewis Hamilton que Alonso não poupou sua ira. E assim passou de uma rivalidade explosiva ao que considero desmerecer e desrespeitar seu adversário. Já coloquei aqui no blog as razões para as atitudes do espanhol, mas ele está se tornando intragável. Faço um paralelo exdrúxulo com o personagem Bruce interpretado por Jim Carrey no filme "Todo poderoso", onde ao perder a vaga de âncora no jornal Bruce entra em parafuso e faz coisas mirabolantes para sabotar seu colega que ganhou a vaga. No final ele se arrepende e aperta as mãos de seu colega, dizendo que ele nem havia dado os parabéns pela promoção do rival.

E é exatamente isso que vem martelando na minha cabeça à várias corridas atrás. Tudo que Fernando fez esse ano foi tentar desconsiderar os feitos de Lewis Hamilton. Desde a tempestade que fez dentro de sua equipe dizendo em público que o inglês tinha a preferência até declarações como essa em que disse que o título foi decidido fora das pistas. Ser competitivo é normal aos grandes campeões, mas esses foram grandes justamente por terem rivais. Agora denegrir os feitos de um rival é falta de respeito. Atitude enfadonha de um campeão que dá a impressão que amadureceu apenas como piloto; como pessoa e homem feito Alonso ainda tem muito que crescer e aprender.

Poderia Alonso hoje perder ou ganhar de uma forma muito mais digna e elegante se no início do ano, quando Hamilton despontou, tivesse simplesmente apertado a mão do inglês e dito: "parabéns garoto, você correu muito bem".

Abraços.

Um comentário:

Felipe Maciel disse...

Assino embaixo, falou tudo de forma perfeita, Sacker.
Também acho um absurdo o Alonso dizer que desiste pq Lewis foi favorecido, como se o Alonso não merecesse ser excluído junto com a equipe por ter participado da espionagem.

Hamilton foi superior, ele não se estabacou no guard-rail enquanto chovia e não foi favorecido pelo time em nenhum momento. Se Alonso acerta o carro melhor, então por que larga em quarto e chorando desse jeito? Não houve favorecimento dentro da McLaren, a briga foi justa e Hamilton simplesmente é capaz de bater o bicampeão.